Outras Drogas

Maconha


Cannabis, vegetal do qual se obtem a maconha.


Outros Nomes: Chamon, Charro, Chocolate, Erva, Ganza, Hax, Hash, Liamba.

Efeitos Momentâneos: Em algumas pessoas pode provocar euforia e hilaridade, em outras causa sonolência ou diminuição da tensão. Podem surgir também os efeitos de ilusões, delírios e alucinações. Ocorre também uma perda da noção de tempo e espaço e diminuição da memória. Quanto aos efeitos psíquicos crônicos não existem certezas somente suposições. Possivelmente, ocorra a chamada Síndrome Amotivacional, em que as pessoas perdem o interesse pelos objetivos comuns, em prol do uso da droga do seu uso. A chamada "perda de motivação", fenômeno que torna a pessoa apática, por exemplo, para o estudo e o trabalho - gerando dependência psicológica. Seus principais efeitos são: relaxamento, perda da noção de tempo, retardo dos reflexos, amnésia de fatos recentes, boca seca e a famosa "larica" (gíria para descrever a fome intensa), olhos vermelhos e perda de neurônios.

Efeitos a Longo Prazo: A diminuição do hormônio sexual masculino e conseqüentemente infertilidade pode ser um dos efeitos crônicos do uso da maconha. Não existem comprovações, mas possivelmente a maconha pode provocar também câncer de pulmão, pois contém níveis de benzopirenos semelhantes ao do tabaco. O uso prolongado provoca redução das defesas imunológicas do organismo.

Tolerância e Dependência: A tolerância ocorre apenas em grandes usuários e a dependência também reduzida.

Síndrome de Abstinência: A síndrome de abstinência é leve e pode manifestar-se através de ansiedade, irritação, transpiração, tremores ou dores musculares.

Usuario consumindo maconha.

LSD (Dietilamida Ácido Lisérgico)

O papel perfurado, depois de mergulhado em uma solução de LSD, como ilustrado acima, é uma das formas mais populares de uso da droga.
.
Outros Nomes: Ácido, Pills, Trips, Doce, Gota, Papel.

Consumo: Via oral, injeção ou inalação, e se apresenta em forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina e líquida; seus efeitos duram de oito a doze horas.

Efeitos Momentâneos: Alucinógenos como LSD fazem as emoções oscilarem descontroladamente causando sensações irreais e às vezes assustadoras. O usuário sente-se desconectado do próprio corpo (experiência de quase morte), às vezes, tendo sensações aterradoras. O usuário adquire sensibilidade sensorial, torna-se confuso e com pensamento desordenado. Nota-se também a perda do controle emocional, euforia alternada com angústia e dificuldade de concentração. Entre seus efeitos momentâneos físicos, observam-se pupilas dilatadas, suores, tremores, alterações de comportamento, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, aumento da temperatura, náuseas e vômitos. As "viagens" proporcionadas podem levar ao coma, parada cardiorrespiratória e ao suicídio.


Comparação do tamanho de um papel de LSD ao de um fósforo.

Efeitos a Longo Prazo: Podem ocorrer episódios psicóticos (flashback), algum tempo após o uso da droga. Outras complicações também são observadas, como depressão respiratória e batimentos cardíacos anormais.

É válido destacar que os efeitos do LSD dependem do ambiente, da qualidade da droga e da personalidade da pessoa. O LSD é mais usado por adolescentes e jovens, com o intuito de ter visões e sensações novas e coloridas, pois as formas, cheiros, cores e situações se modificam, levando a pessoa a criar ilusões e delírios, como por exemplo, paredes que escorregam, mania de grandeza e perseguição.

Cocaína (benzoilmetilecgonina)

Pó de cocaína.

Outros Nomes: Branca, Branquinha, Coca, Gulosa, Neve, Snow, Pó.

Efeitos Momentâneos: Hiperatividade, falta de sono e de fome, euforia (excesso de alegria, de entusiasmo) descontrolada, secreções no nariz e boca amarga. A cocaína é a droga mais utilizada pelos usuários de drogas injetáveis.

Efeitos a Longo Prazo: Emagrecimento profundo, insônia, sangramento do nariz e corisa persistente, lesão da mucosa nasal e tecidos nasais, podendo inclusive causar perfuração do septo. Doses elevadas consumidas regularmente também causam palidez, suor frio, desmaios, convulsões e parada respiratória. No cérebro, a cocaína afeta especialmente as áreas motoras, produzindo agitação intensa. A ação da cocaína no corpo é poderosa, porém breve, durando cerca de meia hora, já que a droga é rapidamente metabolizada pelo organismo. Interagindo com os neurotransmissores, tornam imprecisas as mensagens entre os neurônios.

Tolerância e Dependência: A cocaína não produz dependência física, no entanto, é a droga com maior potencial de dependência psicológica (razão pela qual a chamam de “gulosa”). A curta duração de seus efeitos induz facilmente ao consumo compulsivo.

Síndrome de Abstinência: Não apresenta sinais físicos típicos, mas tem alterações psicológicas notáveis: hiper-sonolência, apatia, depressão, ideação suicida, ansiedade, agitação, irritabilidade, confusão, surtos psicóticos e intenso desejo de consumo.

Anúncio à Coca-Cola com cocaína.

Aliados Contra as Drogas

As pessoas que são usuárias de drogas raramente conseguem se livrar dos vícios sozinhas ou não se interessam em encontrar a cura.
tratamento da dependência química é um processo que conta com várias ações: psicoterapia, medicamento, internação etc. Entretanto não são todas as pessoas que necessitam de todas as ações. O tratamento deve ser individualizado, ou seja, ele deve ser projetado de acordo com as necessidades do paciente e da família. Tratamento do tipo "pacotes", nos quais todos os pacientes passam pelas mesmas ações invariavelmente e independentes da substância que usam, dos problemas que têm, ou da gravidade da dependência podem funcionar para um subgrupo de pessoas, mas não para todas
Não existe um tratamento único que atenda a todos os dependentes químicos. O terapeuta deve avaliar cuidadosamente cada caso, discutir com o jovem e com a família o plano de tratamento mais adequado. Alguns precisarão tomar medicamentos, outros não. A grande maioria não precisa ser internada, mas alguns precisam.
Outros terão como indicação uma psicoterapia, ou terapia familiar, assim por diante. Só o terapeuta pode discutir com o cliente qual é a melhor opção para ele.
Existem algumas instituições para esses fins como:
- Centro de saúde Bezerra de Menezes – Rio Claro – SP
- Casa Dia - Casa de Apoio ao Drogado e Alcoólatra - Rio Claro - SP
- CAPSAD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - Rio Claro - SP
- Clínica Antonio Luiz Sayão – Araras- SP

2 comentários:

Anônimo disse...

até parece que maconha causa alucinações

Clínica Viva Vida disse...

A Clínica de Recuperação Viva Vida é uma organização com grande experiencia no direcionamento, auxilio e encaminhamento para internação de dependentes químicos e ajuda aos familiares de dependentes. Temos hoje um trabalho de referência no segmento e com grandes centros de tratamento de drogas, alcoolismo e comorbidades. Temos excelentes resultados de recuperação devido a unidades e programas terapêuticos específicos para tratamento de homens e mulheres
www.clinicavivavida.com.br