O Álcool


O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação.
.
O rum pode apresentar até 95% de álcool em sua constituição.

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 80,5% dos adolescentes entram em contato com bebidas alcoólicas pelo menos uma vez na vida. Especialistas acreditam que uma das causas desse consumo precoce seja por influência da mídia, por mostrar uma imagem deturpada desse produto em propagandas e comerciais. Disfarçado em um rótulo inofensivo, adolescentes consumem bebidas mais facilmente. Além disso, a droga tem a vantagem de ser lícita (ou seja, é permitido sua venda e consumo, assim como no caso do cigarro).


Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).
Visão de um alcoolizado.

Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago, causando problemas como oclusão vascular e cirrose hepática. Se o vício em álcool é aliado ao vício em cigarro, o risco do usuário adquirir câncer aumenta.

Em caso de suspensão do consumo da droga, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.
Contudo, o álcool pode tornar-se benéfico em outros casos. O vinho tinto, por exemplo, quando consumido com moderação, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares por meio de sua ação antioxidante.
Entre os aliados na batalha do alcoólico contra a droga estão o CAPSAD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), a Casa de Saúde Bezerra de Menezes (visitada pelos alunos do projeto), a Casa Dia (Casa de Apoio ao Drogado e Alcoólatra) e o AA (Alcoólicos Anônimos). Todos possuem localização em Rio Claro.


Álcool e Legislação

A lei de tolerância zero ao álcool, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em 19 de junho de 2008, prevê multas para condutores que apresentarem 0,2 g de álcool por litro de sangue no valor de R$955. O motorista também poderá ser punido com a suspensão da carteira de habilitação por um ano.
A venda de bebidas alcoólicas e aos adolescentes menores de 18 aos também é expressamente proibida. O Estatuto da Criança e do Adolescente também estabeleceu restrições para publicações destinadas ao público adolescente, que não poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições.

Bafômetro


É importante para a segurança pública que motoristas embriagados sejam retirados das ruas. Das 42 mil mortes no trânsito ocorridas nos Estados Unidos em 1999, cerca de 38% estavam relacionadas com o álcool. No Brasil, mais de 36 mil pessoas morreram, em 2006, vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Abead), em 61% dos acidentes o condutor havia ingerido bebida alcoólica.
Os motoristas que conseguem passar nos testes de sobriedade feitos no acostamento, conseguindo tocar o próprio nariz ou caminhar em linha reta, podem estar mesmo assim quebrando o limite legal de álcool no sangue e serem um risco na estrada. Assim, os policiais usam algumas novas tecnologias para detectar os níveis de álcool em motoristas suspeitos de embriaguez, tirando-os das ruas.
Muitos policiais em ação dependem de dispositivos de testagem de álcool (o bafômetro é um deles) para determinar a concentração de álcool no sangue de motoristas suspeitos.
O bafômetro pode ser uma opção para motoristas não saírem bêbado selas ruas. Contudo, o que é realmente válido é o fato de não colocarem sua própria vida em risco, assim como a de outros inocentes.

Um comentário:

Clínica Viva Vida disse...

A Clínica de Recuperação Viva Vida é uma organização com grande experiencia no direcionamento, auxilio e encaminhamento para internação de dependentes químicos e ajuda aos familiares de dependentes. Temos hoje um trabalho de referência no segmento e com grandes centros de tratamento de drogas, alcoolismo e comorbidades. Temos excelentes resultados de recuperação devido a unidades e programas terapêuticos específicos para tratamento de homens e mulheres
www.clinicavivavida.com.br