Drogas e Jovens

Nas escolas, diariamente são feitas palestras, lembretes e distribuição de panfletos, alertando os jovens de hoje sobre o uso d drogas. Mas parece que de certo modo, não adianta. Quando vamos a festas e shows, continuamos a ver uma enorme quantidade de adolescentes fumando e bebendo. Mas se o mundo está tão cheio de informação, como os jovens entram neste mundo?
Alguns pensam que a adolescência é feita apenas de alegria, mas quando estamos nessa fase, passamos por muitas outras situações, e é então que percebemos que o mundo é feito de escolhas.
As amizades são muito importantes, pois nesta fase, damos valor à opinião dos outros em detrimentos à dos nossos pais e essa influência é essencialmente forte. Jovens usam drogas para mostrarem-se superiores e descolados e geralmente são influenciados por um amigo, que sendo usuário de drogas, insiste que as experimente. Temendo recusá-la para não exibir a imagem de medroso, o jovem acaba aceitando-a sem tomar ciência das conseqüências futuras.
Brigas com a família em casa, notas ruins na escola, brigas com o namorado(a) são frutos das drogas. Alguns chegam ao ponto de vender os pertences pessoais para poder desfrutar do vício.
O jovem, por passar muito tempo fora de casa e conhecer muitas pessoas, está exposto a esse perigo diariamente, e cabe aos pais e a escola passar as informações adequadas para as escolhas certas que o filho terá que fazer.
Engana-se quem pensa que os usos mais abusivos de drogas vêm de periferias e dos jovens com menos condições econômicas, visto que os jornais noticiam freqüentemente casos de jovens ricos, que dirigem drogados e bêbados. A droga pode estar em qualquer lugar, e hoje é muito fácil de ser encontrada. Como se costuma dizer, nunca faltam pessoas nos oferecendo coisas ruins.
Portanto, caso você esteja passando por algum conflito, não busque uma solução nas drogas. No momento em que a droga é usada, ela causa certo prazer, que certamente desaparecerá em minutos. Nos próximos dias, o cigarro e a maconha não irão te satisfazer, e seu corpo exigirá drogas mais poderosas, como a cocaína e o crack. Mais tarde, virão drogas injetáveis, que trazem alto riso de contaminação de AIDS.
Pense na escolha certa. Não use drogas.


Autoria: Marcela Franzoni, Mariana Carvalho, Larissa Jorge, Ana Carolina Camargo, Victória Scussel e Vitória Massini.

Um comentário:

Clínica Viva Vida disse...

A Clínica de Recuperação Viva Vida é uma organização com grande experiencia no direcionamento, auxilio e encaminhamento para internação de dependentes químicos e ajuda aos familiares de dependentes. Temos hoje um trabalho de referência no segmento e com grandes centros de tratamento de drogas, alcoolismo e comorbidades. Temos excelentes resultados de recuperação devido a unidades e programas terapêuticos específicos para tratamento de homens e mulheres
www.clinicavivavida.com.br