Introdução


Durante os três primeiros bimestres letivos de 2008, nós, alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Claretiano desenvolvemos uma pesquisa referente às drogas e o posicionamento da sociedade, sobretudo dos jovens, perante elas. Iniciava-se, portanto, o projeto Drogas X Saúde. Sob a supervisão da Profª Jandanilce Rosin e da psicóloga e psicanalista Renata Tasca, desenvolvemos um trabalho conjunto durante todo o ano letivo, no qual pudemos visitar a Casa de Saúde Bezerra de Menezes, onde melhor conhecemos a realidade daqueles que conviveram ou ainda convivem com as drogas. Além desta, outras oportunidades para a compreensão do assunto nos foram proporcionadas, como palestras voltadas para assuntos específicos relacionados às drogas na sociedade atual, sempre com a participação de inúmeros especialistas no tema em questão.
Em seguida, nos dividimos em grupos para cada qual realizar uma pesquisa centrada em um determinado ponto. A partir desta, nos aprofundamos no assunto em questão e após a entrega dos trabalhos escritos, realizamos um debate para conclusão do projeto. Com a participação de especialistas no assunto, cada grupo pôde expor seus trabalhos em apresentações de imagens, vídeos e matérias para formar a base de uma discussão, no qual tanto especialistas quanto coordenadores do projeto levantaram idéias e responderam à nossas dúvidas sobre drogas.
A idéia da formação de um blog surge, portanto, para sintetizar todo o projeto desenvolvido pelo 1º Ano, juntamente com a Profª Jandanilce e com a psicóloga Renata. Neste, vocês poderão encontrar os tópicos de maior relevância sobre o assunto, imagens e vídeos dos próprios alunos. O blog “Drogas X Saúde” vem com a importância de divulgar parte do que nós pudemos aprender com todo o conteúdo proporcionado. Esperamos que vocês possam apreciar e levar as idéias contidas aqui adiante, afinal a vida deve ser sempre valorizada. Nosso agradecimento.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ficou ótimo, vocês estão de parabéns.

Silvio Santos disse...

Concordo com você, Júlia. MAMAMAMAOEEEE DA ONDE VEM SUA CARAVANAAAAH?

Anônimo disse...

JANDA GATAA!

Penelope Penteados disse...

Parabéns pelo projeto. Levar conhecimento às pessoas pode motivar nelas melhores escolhas. Saber dos malefícios à saude e à vida de usuários de drogas, ver como isso pode afetar todo um universo de pessoas, pode contribuir positivamente na formação da pessoa. Em meu website levo informação às pessoas pra alerta-las sobre as drogas. Já vi gente boa se perder nisso e se puder fazer algo pra que não se repita, estou fazendo.